Bacharelado em Educação Física

 

            O Curso de Bacharelado em Educação Física compreenderá uma formação ampliada e uma formação específica, vinculados a dimensão pedagógica e técnica da intervenção profissional.

             A formação ampliada caracterizada pelos estudos da relação humana, em todos os ciclos vitais, com a sociedade, a natureza, a cultura e o trabalho favorecerá uma formação cultural e técnico-científica abrangente para a competência acadêmico-profissional considerando o contexto histórico-social específicos estabelecendo uma relação constante e contínua com as áreas do conhecimento afins e a especificidade da Educação Física.

            A formação ampliada abrangendo as seguintes dimensões do conhecimento:

  • Relação ser humano e sociedade;
  • Biológica do corpo humano;
  • Produção do conhecimento científico e tecnológico.

            A formação expressa pelos conhecimentos da área da Educação Física caracterizada pelas dimensões, didático-pedagógicas e técnico-instrumentais das manifestações da cultura do movimento humano, na intenção de qualificar e habilitar a intervenção acadêmico-profissional relacionada as competências e habilidades específicas do Bacharel em Educação Física.

         Cabe a formação específica contemplar as seguintes dimensões do conhecimento:

  • Culturais do movimento humano;
  • Técnico-instrumental
  • Didático-pedagógico.

             O trato com a formação ampliada e específica terá bases em critérios orientados em uma postura crítica, investigativa e re-construtiva pautado na constante relação teoria e prática, a partir de princípios e valores; sociais, morais, éticos e estéticos norteadores de uma sociedade plural e democrática.

            No contexto do esporte será contemplada a formação do treinador, do gestor e do profissional do marketing esportivo. No contexto da saúde, a formação contemplará um profissional para intervir na promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde individual e coletiva. No contexto do lazer o profissional deverá ter a capacidade de intervir nas formas de lazer, relacionadas à cultura de movimento.

 

Objetivos

  • Formar bacharéis assegurando uma formação generalista, humanista, crítica, qualificadora para atuação acadêmico-profissional nos contextos da saúde, do esporte e no lazer baseados no rigor científico, na reflexão filosófica e na postura ética, dotando-os de competências que lhes garanta desenvolvimento profissional permanente através de estratégias de educação continuada.
  • Capacitar para analisar criticamente a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, nos diferentes contextos do esporte, da saúde e do lazer, através da apropriação de conhecimentos relacionados as diferentes manifestações e expressões da cultura de movimento.
  • Articular os eixos estruturantes, de forma a permitir aos futuros bacharéis a visão de totalidade do fenômeno da educação física nos seus diferentes contextos, visando uma formação, ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas, possibilitando a formação de agentes promotores de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.
  • Viabilizar a Prática Pedagógica como norteadora da construção do conhecimento ao longo do currículo, através de projetos interdisciplinares, consolidando a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão;
  • Garantir a iniciação científica através de projetos de fundamentação teórico-práticos através da Prática Profissional, do Estágio Curricular Supervisionado e do Trabalho de Conclusão de Curso, baseado em pesquisa ou projeto de intervenção nos contextos do esporte, da saúde e do lazer;

 

 Perfil do Profissional do Bacharel em Educação Física - Bacharel em Educação Física

 

            O Bacharel em Educação Física, formado pela Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco terá formação acadêmica e profissional generalista, humanista e crítica, qualificadora de uma intervenção fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na postura ética, na busca constante da relação teoria prática; nos conhecimentos biológicos, sócio-culturais, filosóficos, científicos, pedagógicos e técnicos; através de uma atuação, criativa e compromissada com uma sociedade plural e democrática, através de ações de:

  • Planejar, programar, organizar, dirigir, coordenar, supervisionar, desenvolver, avaliar e executar programas de Educação Física nos contextos da saúde, do esporte e do lazer assegurando uma prática profissional de qualidade e compreendendo seu papel social.
  • Dominar conteúdos a serem aplicados, seus significados em diferentes contextos, sua articulação interdisciplinar, nas mais diversas formas de intervenção nos vários grupos sociais e culturais.
  • Conhecer procedimentos científicos de investigação utilizando-se dos métodos adequados que possibilitem o aperfeiçoamento da prática profissional direcionada à construção de sínteses no plano teórico, metodológico e técnico.
  • Empreender negócios na área da Educação Física de forma a contribuir com o processo de desenvolvimento sócio-econômico criando postos de serviços nos contextos da saúde, do esporte e do lazer.

 

Campos de Atuação

 

         O Bacharel em Educação Física  atuará no contexto do esporte, da saúde e do lazer  nas seguintes intervenções: treinamento, administração e marketing desportivo, atenção à saúde e lazer.

 

Integralização, Carga Horária, Regime Acadêmico

           

A integralização mínima ocorrerá em oito semestres letivos e a máxima, em quatorze. A carga horária mínima é de 3.276 (três mil, duzentos e setenta e seis) horas já incluso os estágios, supervisionado, os estudos complementares e trabalho de conclusão de curso, distribuídos em oito semestres em regime de créditos. A grade curricular será composta por créditos teóricos e práticos na razão de 1 crédito para 18 horas.

 

Dinâmica Curricular

 

Bacharelado - Dinâmica Curricular .pdf (534,9 kB)