Licenciatura em Educação Física
O Curso de Licenciatura em Educação Física compreende uma dinâmica curricular apontando para uma formação básica inicial sólida, voltada ao conhecimento clássico da formação do professor e de Educação Física, observando as primeiras aproximações ao sistema educacional brasileiro, cabendo ao conhecimento específico estabelecer as intervenções neste sistema, na educação infantil, ensinos fundamental e médio.
Nesse sentido, a organização do currículo passa necessariamente por aspectos dentre os quais destacamos:
- Formação direcionada a um pensar crítico da realidade social, econômica, política, cultural e educacional brasileira;
- Formação básica sólida com bases no conhecimento clássico da Educação e as aproximações com as áreas afins;
- Formação específica na área da Educação Física direcionada ao sistema educacional brasileiro;
- Formação técnica vinculada aos processos metodológicos contemporâneos e à utilização adequada das tecnologias como ferramenta indispensável à prática pedagógica do professor.
Objetivos
- Formar professores para atuarem na Educação Básica nos sistemas federal, estadual e municipal, nas iniciativas pública e privada, dotando-os de competências que lhes permitam o desenvolvimento de uma prática pedagógica competente através de instrumentos norteadores da educação continuada.
- Propiciar a apropriação de conhecimentos na área da educação e áreas afins, através de disciplinas sínteses em torno das quais giram a teoria e a prática da Educação Física e que, ao vivenciarem tais conteúdos, em seu próprio processo de aprendizagem, possam desenvolver as competências necessárias para atuarem como profissionais da Educação;
- Articular os eixos estruturantes, de forma a permitir aos futuros licenciados a visão de totalidade do fenômeno educativo;
- Viabilizar a Prática Pedagógica como norteadora da construção do conhecimento ao longo do currículo, através de projetos interdisciplinares, consolidando a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão;
- Garantir a iniciação científica por meio de projetos de fundamentação teórico-práticos através da Prática de Ensino, do Estágio Curricular Supervisionado e do trabalho de Conclusão de Curso, baseados em pesquisa pedagógica ou projeto de intervenção na realidade escolar.
Perfil do Licenciado em Educação Física - Professor de Educação Física
O perfil do licenciado (professor de Educação Física) formado pela Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco será de uma formação ampla na busca constante da relação teoria-prática dos conhecimentos científicos e tecnológicos nas dimensões biológica, filosófica e pedagógica, com bases em princípios éticos, estéticos e sociais, contribuindo para a consolidação da sociedade brasileira democrática, com uma atuação, crítica, criativa e compromissada com o processo educativo dessa sociedade. Além disso, o licenciado deverá estar apto a:
- Planejar, programar, organizar, executar, dirigir, coordenar, supervisionar, desenvolver e avaliar a prática pedagógica da Educação Física escolar como componente curricular, visando à qualidade e compreendendo o papel social da escola.
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Dominar conteúdos a serem socializados, seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar coerente com os diferentes níveis de escolarização;
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Compreender procedimentos científicos de investigação, utilizando-se de métodos adequados que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica direcionada à construção de sínteses no plano teórico, metodológico e técnico.
Campos de Atuação
O licenciado em Educação Física atuará na educação básica nas distintas ações do projeto político-pedagógico da instituição assim como nos seus diferentes níveis de organização curricular: educação infantil, ensino fundamental e médio, nos sistemas federal, estadual e municipal, no contexto público e na iniciativa privada e outras formas de organização civil.
Integralização, Carga Horária e Regime Acadêmico.
A integralização mínima ocorrerá em sete semestres letivos e a máxima, em quatorze. A carga horária mínima será de 2.934 (duas mil e novecentos e trinta e quatro) horas, já incluídas a prática de ensino - estágio, práticas pedagógicas e profissionais, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso distribuídos em sete semestres em regime de créditos. A grade curricular será composta por créditos teóricos e práticos na razão de 1 crédito para 18 horas.
Práticas Curriculares
As práticas curriculares serão realizadas a partir de intervenções inter e multidisciplinares em programas ensino, pesquisa e extensão existentes na ESEF-UPE e em Instituições conveniadas, bem como em projetos oriundos de docentes em suas respectivas disciplinas ou em grupos de disciplinas.
As práticas curriculares serão iniciadas a partir do segundo período e se farão presentes até a conclusão do curso, perfazendo um total de quatrocentos e quatorze horas, já incluídas na carga horária total do curso. Os programas, projetos e atividades onde ocorrerão às práticas curriculares serão autorizadas pelo Conselho Departamental da ESEF-UPE no semestre anterior a sua execução.
Disciplinas Optativas
As disciplinas optativas, que perfazem um total de duzentas e trinta e quatro horas, serão ofertadas no quinto e sexto períodos. Elas serão de livre escolha dos alunos dentre as mencionadas na grade curricular por área de conhecimento.
As disciplinas obrigatórias que compõem a grade curricular do Programa de Graduação da ESEF-UPE do Curso de Bacharelado também terão a características de disciplinas optativas para a Licenciatura, ficando o aluno a depender da oferta e do número de vagas.
Os Tópicos Especiais, também caracterizados como disciplinas optativas, tratarão de temas emergentes e de aprofundamento de caráter temporário. Suas indicações serão apreciadas nos respectivos Departamentos, onde deverão ser apresentados por um ou mais docentes, através de documento que contenha as informações necessárias. (Justificativa, ementa, conteúdo, bibliografia carga horária e número de alunos).
Estudos Complementares
Os Estudos complementares, com carga horária de duzentos e dezesseis horas, doze créditos, caracterizam-se por um plano de aproveitamento de estudos. Esses estudos, referem-se a participação efetiva do acadêmico em atividades de pesquisa e extensão na área específica e/ou em áreas de vinculação direta com os programas de licenciatura.
O Conselho Departamental da ESEF-UPE, normatizará o aproveitamento dos estudos complementares que deverão ser integralizados a partir do segundo período e semestralmente expedirá norma complementar explicitando os critérios e Programas, Projetos e Eventos que se encontram credenciados pára integralização, que deverá ser estruturado a partir das seguintes diretrizes gerais:
- Aproveitamento de créditos cumpridos, relacionadas ao ensino escolarizado em instituições de ensino superior nacionais reconhecidas e internacionais conveniadas;
- Participações efetivas em programas de atendimento de crianças e jovens na educação básica conveniados pela instituição;
- Participação em programas e projetos de pesquisas e extensão na área do ensino e / ou desenvolvidos por docentes da instituição e instituições conveniadas;
- Participação em eventos científicos ligados à área e áreas afins, como expositor de trabalhos;
- Criação de tecnologias que venham a serem utilizadas na área da educação básica.
Dinâmica Curricular
Licenciatura - Dinâmica Curricular .pdf (430,8 kB)